Mitos e realidades sobre o Controle de Rendas-Myths and Realities about Rent Control

Partilhar

Se o preço da alimentação no Reino Unido, tivesse subido tanto como o preço das casas , um frango congelado custaria hoje 60 euros.

Tom Slater é um académico internacionalmente reconhecido no campo dos estudos urbanos críticos e da gentrificação. Em Lisboa, debateu com académicos e activistas campanhas, factos e argumentos sobre o Controle de Rendas, como instrumento de regulação do mercado da habitação.

Inicialmente referiu a “produção consciente da ignorância” para levar as pessoas a pensar de uma certa maneira, produzindo regimes de verdade.

Tipos de Controle de rendas

Congelamento – quando sucede por demasiado tempo leva ao desinvestimento. O mesmo não sucede quando acontece por um período limitado, como actualmente se tenta implementar em Berlim

Subida gradual e razoável do preço das casas – associada à qualidade das mesmas

Mitos sobre o controle das rendas

Qualidade – afecta a oferta por desinvestimento por parte dos proprietários . Na verdade, no Reino Unido, um mercado totalmente desregulado levou à existência de 1/3 das casas em más condições

Dinâmica – Não vêm novos investidores para o sector. Na verdade, não há nenhuma evidência de que tal aconteça.

Eficiência – afecta a mobilidade e bloqueia a economia. Na verdade, os estudos mostram que se temos uma cidade em que as pessoas têm que escolher entre comer ou pagar a renda, isto produz efeitos económicos desastrosos a prazo.

Embora o Controle de Rendas não tenha sido aprovado na Escócia, após a campanha Living Rent, todos os políticos e todas as organizações sociais falam acerca disto.

Partilhar

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.