Construir mais casas é a solução para a crise da habitação?

Partilhar

No Brasil, não foi. Quem o disse? Ermínia Maricato, que foi Ministra das Cidades do Brasil e é fundadora da Rede Brcidades .

O que aconteceu no Brasil? O Programa Minha Casa Minha Vida criou 4 milhões e meio de casas. No início havia uma carência identificada de 7 milhões de casas. No final do Programa, este número, o deficit de casas, tinha crescido porque os preços da habitação tinham escalado, porque se criou um novo padrão de dispersão e de verticalização e porque houve controle na localização dos investimentos, que foram guiados pelo rentismo fundiário e imobiliário.

O que pretende a Rede Brcidades.org ? Ermínia Maricato explicou-o numa magnífica palestra que decorreu na Casa da Achada.

Carregue nas hiperligações para saber mais.

Ontem também, nós, do Movimento Morar em Lisboa, trocámos ideias e refletimos sobre o nosso trabalho com a Professora Herminia Maricato e um grupo de pessoas interessadas . E falámos das lutas pelo espaço público no Miradouro do Adamastor e na Praça Martim Moniz. Tanto a palestra como o Encontro foram produzidos pelo Colectivo Andorinha e pelo Mestrado em Planeamento Regional e Urbano da Universidade de Aveiro. Obrigada!

Partilhar

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.