Cruzeiros na Cidade

Partilhar

A rede SET, rede de cidades do sul da Europa perante a turistificação, vai realizar uma série de ações conjuntas na ocasião da NÃO celebração do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) sob o lema COLLAPSE TOURISM DAY.
Neste contexto, o Morar em Lisboa, que integra a rede SET, realizará dois debates sobre duas temáticas que consideramos extremamente importantes para o futuro de Lisboa e dos seus residentes: o aeroporto, a aviação e o turismo (23/09); e o impacto dos cruzeiros (27/09).
Este segundo debate incidirá sobre os impactos do turismo de cruzeiros em Lisboa. Em Lisboa, e no Mundo, há muito que o turismo de cruzeiros deixou de ser uma prática de elite, tendo-se massificado nas últimas décadas. O número de cruzeiros que têm chegado à nossa cidade há muito que é alvo de críticas. São amplamente conhecidos os impactes ambientais provocados pelos cruzeiros: poluição do ar devido à queima de combustível (cuja emissão de gases é praticamente contínua, mesmo ancorados); poluição da água através de descargas de resíduos, combustível e esgotos diretamente para o meio marinho; poluição sonora e até as próprias tintas usadas na pintura dos cascos são potencialmente problemáticas. Paralelamente, o elevado número de pessoas que desembarca na cidade, cria alguns problemas para a população local (ruido, higiene, mobilidade), ao mesmo tempo que traz escassos benefícios do ponto de vista económico, já que os passageiros de cruzeiros são incentivados a utilizar principalmente os serviços disponíveis a bordo.
Como é possível compatibilizar a vivência e apropriação da cidade pelos seus moradores, com um turismo de cruzeiros massificado?
Contamos com a presencia de:
Lurdes Pinheiro (APPA)
Giacomo-Maria Salerno (Uniroma1)
Federica Toninello (NGN e ECAN)
Duarte Cabral (Terminal de Cruzeiros de Lisboa)
Claudio Milano (Universitat Autònoma de Barcelona)
Ana Matias (Sciaena)
Moderação: Joana Guerra Tadeu (Ambientalista Imperfeita)
#StopMassTourism #WorldTourismDay = #CollapseTourismDay #SETnet 

Partilhar

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.