Participámos no Debate “Agora: o que dizem os Movimentos sociais?”

Partilhar

Na passada sexta feira dia 12 de Julho de 2019, participámos no debate “Agora: o que dizem os movimentos” , com moderação do jornalista Ricardo Rodrigues . Participaram também a Associação Habita!, o colectivo Jardim Martim Moniz, o movimento Jardim do Caracol da Penha e o colectivo Stop Torre Portugália. O debate inseria-se numa série de debates co-organizados por LARGO Residências e Trabalhar com os 99%, no âmbito do Festival Bairro Intendente em Festa, a decorrer de 4 a 21 de Julho (https://bairrointendente.pt/).

A conversa informal decorreu ao ar livre, no Largo do Intendente, com ampla adesão por parte do público, interessado em saber como os movimentos, que lutam pelo direito à habitação e à cidade, fazem o seu trabalho, quais as suas conquistas e dificuldades. Contamos como e porque o Movimento Morar em Lisboa surgiu, quais as principais lutas e conquistas obtidas ao longo dos anos, e tivemos o prazer de compartilhar informações e opiniões com os outros movimentos presentes e, sobretudo, com o público amplo que participou de forma ativa, colocando questões e apresentando as suas opiniões.

Perante uma cidade em profunda transformação na qual o direito à habitação e a cidade é posto em causa em favor dos interesses dos grandes fundos de investimento imobiliário transnacionais, é hoje evidente a presença duma população que reclama o seu direito de decidir qual é a cidade que quer, e que exige que as autoridades competentes oiçam a voz dos cidadãos.

Consideramos que o debate tenha sido enriquecedor não apenas para as pessoas não diretamente ligadas aos movimentos que participaram, mas também pelos próprios movimentos presentes que tiveram a possibilidade de trocar ideias e experiências. Pois juntos somos mais fortes!

Partilhar

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.