DEBATE VIRTUAL. Covid-19, turismo e alojamento local.

Partilhar

No dia 21 de maio às 18h o MeL promove mais um debate virtual sobre as problemáticas habitacionais associadas ao Covid-19:

Covid-19, turismo e alojamento local.

O modelo urbano de recuperação económica pós-troika assentou na expansão do turismo e da dinâmica imobiliária. Esta última, bem como a reabilitação urbana, devem muito ao investimento privado feito pela hotelaria e pelo alojamento local (AL). A expansão recente da pandemia Covid-19 tem suscitado alterações no regime de ocupação de muitas casas no centro histórico de Lisboa, antevendo um arrefecimento na febre imobiliária da cidade e cativando o potencial interesse dos proprietários de AL em canalizar parte das duas dezenas de milhar de alojamentos de uso turístico existentes no município, agora vazios, para o mercado de arrendamento de longa duração. Trata-se também de uma resposta à difícil situação pela qual passam muitos pequenos proprietários de AL, confrontados com o cancelamento massivo de estadias e congelamento de novas reservas devido ao estancar da procura e dos fluxos turísticos. Uma situação sem prazo para retomar à normalidade e que ameaça colapsar todo um sector de arrendamento de curta duração que cresceu de forma massificada, muito rapidamente e sem o planeamento devido. A dependência da economia da cidade relativamente ao turismo torna-a também mais vulnerável e menos resiliente para uma recuperação no pós-covid. Que alternativas existem? Serão sustentáveis?

Qual é o diagnóstico que se pode fazer dos bairros turísticos e do próprio AL durante a pandemia? Que consequências para a cidade?

A alternativa de mudança para o arrendamento de longa duração é viável para o sector do AL e interessa à cidade?

Que outras medidas estratégicas e de longo prazo se podem tomar para um turismo mais sustentável?

Com a participação de:

Moderadora: Fabiana Pavel / Gestual-FAUL, Morar em Lisboa

Agnès Rodriguez / Assemblea de Barris pel Decreixement Turístic (ABDT)

Eduardo Miranda / ALEP

Emanuela Bove / SET Napoli

José Rio Fernandes / CEGOT-FLUP

Lurdes Pinheiro / APPA

O debate será transmitido no YouTube:

e na nossa página Facebook https://www.facebook.com/moraremlisboa.cartaaberta/

Partilhar

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.