No dia 7 de Maio às 18h o MeL promove mais um debate virtual sobre as problemáticas habitacionais associadas ao Covid-19.
Se há grupo mais fragilizado em tempos de crise pandémica Covid-19 é o dos sem-abrigo. Ao fim ao cabo: como se pode fazer quarentena sem casa? Despojados de tudo e expostos diariamente a todo um conjunto de riscos e privações, agora em tempo de pandemia, este grupo da população acaba por ser sobreexposto a um risco maior de contágio. Os serviços e o comércio fecham. As ruas tornam-se desertas. Aquela ajuda pontual do transeunte desapareceu. Por isso também, no caso dos sem-abrigo, não é só o maior risco de contágio que os torna ainda mais vulneráveis, é o risco de morte que se aproxima pela fome e pela total ausência de laços e de suporte do meio social. Mas as instituições, as associações e os colectivos não têm poupado esforços para os apoiar. As redes solidárias não se achataram com a curva da pandemia. Múltiplas, erguem-se com o nobre objectivo último da protecção da pessoa humana, tendo no horizonte uma produção e apropriação de cidade mais humana, social e inclusiva. Centenas de voluntários e de trabalhadores apoiam outras centenas de pessoas sem-abrigo, desdobrando-se em actos de solidariedade e cidadania activa que vão desde o fornecimento de refeições quentes ao apoio médico e social.
Qual é o diagnóstico que se pode fazer da situação social do sem-abrigo durante a crise pandémica?
Que estratégias foram accionadas para apoiar este grupo durante o estado de emergência?
Que outras medidas estratégicas e de longo prazo se podem tomar para intervir, prevenir e acompanhar o fenómeno dos sem-abrigo?
COM A PARTICIPAÇÃO DE:
- Moderador: André Carmo / UÉvora
- Américo Nave / Crescer, Associação de Intervenção Comunitária
- Ana Reis / Regueirão dos Anjos
- Joana Frade e Gonçalo Henriques / AMI
- Jorge Moreira / Stop Despejos
- Maria Teresa Bispo / Pelouro da Educação e dos Direitos Sociais da CML
- Rodrigo Barros / Associação dos Albergues Nocturnos de Lisboa
- Simone Frangella / ICS-ULisboa
O debate será transmitido no You Tube
e na nossa página Facebook https://www.facebook.com/moraremlisboa.cartaaberta/